Perguntas da Especialidade perguntasdaespecialidade.pt
Programa de Bolsas 2026

Bolsa de Mérito MAIS PE 2026

Regulamento do programa de valorização do mérito académico para preparação para a PNA

Submeter candidatura Descarregar regulamento
Candidaturas: 24 julho – 7 agosto 2026
Bolsas: 8 Faculdades/Escolas
Preâmbulo

Sobre o programa

A PERGUNTAS DA ESPECIALIDADE é uma plataforma digital de ensino médico, marca registada da empresa Wellpartners Lda, especializada na preparação para a Prova Nacional de Acesso. O acesso aos conteúdos desta plataforma digital tem um custo monetário associado, de acordo com o anunciado no próprio site do projeto (www.perguntasdaespecialidade.pt).

Acreditando na valorização do esforço académico e na promoção da excelência, a PERGUNTAS DA ESPECIALIDADE institui o programa Bolsa de Mérito MAIS PE 2026, destinado a premiar os alunos com melhor desempenho académico entre os candidatos matriculados no 5.º ano do curso de Medicina (ou equivalente, no caso de faculdades com regulamento/descrição distinta do ano prévio ao de término), em cada Faculdade/Escola de Medicina pública no ano letivo 2025/2026.

Este programa, dividido em 2 fases, contempla, na fase de divulgação nos meios digitais/redes sociais (fase 2), a oferta de 2 subscrições completas (Curso Regular + Curso Intensivo), distribuídas de igual forma pelas 8 Faculdades/Escolas de Medicina. A primeira fase do programa consiste na identificação direta, junto das Faculdades/Escolas de Medicina, das Associações de Estudantes/Núcleos e da Rede de Embaixadores PE, dos restantes alunos abrangidos por este programa, totalizando-se 40 bolsas de mérito.

O presente Regulamento define em que consiste e quais as regras de atribuição da fase 2 deste programa.


Artigo 1.º

Objeto

O programa Bolsa de Mérito MAIS PE consiste na atribuição de uma bolsa de estudo que inclui a subscrição total, com acesso aos conteúdos de toda a plataforma na componente PNA, incluindo:

Curso Regular de preparação para a PNA

Curso Intensivo

São atribuídas, no presente ano letivo, 3 bolsas de Mérito por cada Faculdade de Medicina pública a funcionar em território nacional, a saber:

2 Bolsas
Escola de Medicina da Universidade do Minho
EM-UM
2 Bolsas
Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
ICBAS
2 Bolsas
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
FMUP
2 Bolsas
Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
FMUC
2 Bolsas
Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior
FCS - UBI
2 Bolsas
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
FMUL
2 Bolsas
NOVA Medical School / Faculdade de Ciências Médicas
NMS
2 Bolsas
Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve
FMCB - UAlg
Uso pessoal e intransmissível. As subscrições oferecidas no âmbito desta iniciativa destinam-se exclusivamente a uso pessoal. O uso indevido, nomeadamente a partilha de acesso com terceiros ou qualquer forma de cedência ou partilha de informação, poderá implicar a perda imediata de acesso aos conteúdos facultados, sem prejuízo de outras medidas que venham a ser consideradas adequadas pela organização.

Artigo 2.º

Âmbito de Aplicação

São elegíveis para este prémio os estudantes do Mestrado Integrado em Medicina que:


Artigo 3.º

Critérios para Atribuição

A atribuição das Bolsas de Mérito PE será feita aos alunos que:

Critérios de desempate

Em caso de empate, os critérios de desempate, por ordem de aplicação, são:

  1. Maior número de unidades curriculares com nota máxima
  2. Melhor média de entrada no curso de Medicina
  3. Sorteio

Artigo 4.º

Comissão de Avaliação e Seriação

É criada uma Comissão de Avaliação e Seriação, composta por:

Coordenador Geral da Perguntas da Especialidade
Preside
Formador do curso da Perguntas da Especialidade
Designado para o efeito
Elemento da equipa de suporte da Perguntas da Especialidade

A Comissão analisa cada uma das candidaturas e elabora a lista final, identificando os vencedores de cada uma das Faculdades.


Artigo 5.º

Procedimentos

Abertura de candidaturas
As candidaturas para a fase 2 deste programa decorrem entre 24 de julho e 7 de agosto de 2026, exclusivamente através de formulário e envio da documentação definida neste regulamento.
Divulgação
No início do período de candidaturas, a Perguntas da Especialidade divulgará o formulário e respetivas instruções através do seu site e redes sociais.
Análise e seriação
As candidaturas são analisadas pela Comissão e seriadas de acordo com os critérios definidos no presente regulamento.
Comunicação de resultados
O resultado será comunicado por e-mail a todos os candidatos, até ao dia 14 de agosto. No entanto, respeitando o RGPD, não serão divulgados dados pessoais dos participantes.

Artigo 6.º

Comprovativos

São aceites como comprovativos documentais as pautas ou certidões de notas oficiais, em formato PDF, obtidas através das plataformas digitais das Faculdades de Medicina.

Adicionalmente, em caso de não ser possível a obtenção da certidão supracitada, será aceite a captura de ecrã (screenshot) da área da plataforma oficial da Faculdade onde conste, de forma legível e identificável, a média atual do candidato no curso de Medicina, desde que contenha os elementos necessários à sua validação.

As notas obtidas em universidades estrangeiras são válidas para efeitos de cálculo de média, desde que previamente reconhecidas pela Faculdade e averbadas no processo do aluno.


Artigo 7.º

Recurso

As decisões da Comissão de Avaliação não são passíveis de recurso ou reclamação.


Artigo 8.º

Casos Omissos

Os casos omissos e dúvidas de interpretação serão resolvidos por decisão do Coordenador Geral da PERGUNTAS DA ESPECIALIDADE.


Artigo 9.º

Entrada em vigor

O presente Regulamento entra em vigor no dia 1 de maio de 2026, data da sua aprovação pelo Coordenador Geral da Perguntas da Especialidade.

Quaisquer alterações ao presente Regulamento devem ser igualmente aprovadas pelo Coordenador Geral, entrando em vigor na data definida na respetiva adenda e devidamente comunicada aos candidatos através dos canais oficiais da iniciativa.

Lisboa, 1 de maio de 2026
O Coordenador Geral
Assinatura Dr. Luís Pina
Formulário

Submeter candidatura

Preencha todos os campos e anexe o comprovativo de notas. Candidaturas abertas de 24 de julho a 7 de agosto de 2026.

Escala de 10 a 20 valores, com duas casas decimais.
Critério de desempate. Escala de 0 a 200.
Critério de desempate. Quantas unidades curriculares concluiu com 20 valores?
Clique para selecionar o ficheiro
PDF, PNG ou JPG. Máximo 10 MB.
Certidão de notas, pauta oficial ou screenshot da plataforma da faculdade. Na ausência de melhor comprovativo, o screenshot é aceite mesmo sem a média visível, sendo necessário o envio posterior do comprovativo com a média para validação da candidatura. O não envio desse comprovativo invalida a atribuição da bolsa (cf. Artigo 6.º).